16 de abril de 2012

Antitranspirantes e câncer de mama: que relação é essa?


Quem aqui nunca ouviu:

 meniiina, não usa antitranspirante, porque ele dá câncer“.?

Antitranspirantes / antiperspirantes são os desodorantes que, além de anular odores desagradáveis, ainda tentam também diminuir a liberação de suor na área. Basicamente todos os que você conhece são assim.
Eles funcionam porque contém íons de alumínio e eles bloqueiam alguns canais das glândulas que produzem o suor.




Este bafafá crônico relacionando esses produtos ao câncer de mama deve-se há alguns fatos.
* Grande parte do tecido mamário estende-se pelas áreas da axila, sendo por isso a área com maior freqüência de câncer de mama. Como esta área coincide com a que passamos o nosso desodorante inicio-se essa confusão.
* Como já foi dito, estes produtos usam sais de alumínio; então houve por isso uma preocupação em relação á absorção do mesmo pela pele e os seus potenciais danos
*Um artigo do “ Journal of Toxicology” de 2003 chamado “Underarm cosmetic and Breast cancer” mostrava a concentração alta de parabenos (um conservante) em amostra de tecido mamário de mulheres que usavam antiperspirante. Como o parabeno poderia simular a ação do estrógeno em células cancerígenas e o estrógeno está envolvido na gênese do câncer de mama, fez-se o todo o auê. No mesmo exemplar da revista o estudo foi contestado, principalmente pela pequena quantidade de mulheres que foram testadas para a pesquisa.
O parecer técnico da Anvisa  termina assim:
“Após avaliação dos dados apresentados na literatura cientifica, de divulgação e orgãos de regulamentação, podemos inferir que até o presente momento não foram apresentados dados capazes de inferir a relação sais de alumínio / incidência de câncer de mama, embora a abordagem absorção de sais de alumínio deva continuar na mira dos pesquisadores da área”.

Basicamente, em relação ao câncer, por ora, podemos ficar tranqüilas. Mas alguns seriam realmente possíveis causas de irritação local, segundo a  American Cancer Society. Cabe a cada uma decidir o que vai fazer. A maioria dos desodorantes que vemos nas prateleiras é antitranspirante e contém alumínio. Eu mesma nem sei dar dica de algum que não seja. O meu desodorante atualmente é o  Garnier Bí-o Relax” é antitranspirante também,
Só não vale fazer progressiva com formol (esse sim, comprovadamente cancerígeno) e ficar preocupada com essas coisas. Coerência, people, coerência…

0 comentários:

Postar um comentário

oi!!!
Pode comentar a vontade...